domingo, 13 de dezembro de 2009

O e-portfolio como instrumento de trabalho ao longo da vida







1. E-portfolio?


E-portfolio é uma palavra que entrou no nosso vocabulário. Nos nossos manuais escolares aparece frequentemente como sendo uma tarefa que os alunos vão executando ao longo de todo o ano lectivo. Foi uma palavra bem aceite! É uma tarefa que os alunos gostam de fazer.
Afinal o que é um portefólio? É nada mais, nada menos que uma forma de contarmos uma história! A “história” de uma disciplina, ou seja, tudo o que se faz nessa disciplina, a história de uma vida, todo o percurso de uma vida. É um coleccionar de diferentes elementos escolhidos, de forma reflectida, de acordo com o objectivo a que se destinam e de acordo com o formato de apresentação. Se forem portefólios para obter uma avaliação, a selecção é ainda mais cuidadosa e o feedback do avaliador ou dos colegas é precioso para saber os aspectos a melhorar e/ou a corrigir.
Não podemos esquecer os portefólios de cariz meramente profissional, como por exemplo, os dos modelos ou artistas, embora actualmente estes portefólios tenham passado a ser designados como “books”.
Então o que é um e-portfolio? É simplesmente um portefólio electrónico! O e-portfolio fica “alojado” na Web, espaço esse que pode pertencer a uma instituição, ao governo ou a uma empresa privada de “hosting”.

2. Prós e Contras?

Quando optamos pela utilização de qualquer instrumento é porque fizemos uma análise das suas vantagens e desvantagens. Por vezes, essa escolha nem sempre é fácil, visto o fiel da balança estar equilibrado. Mas, e com os e-portfolio? Há vantagens e desvantagens? Naturalmente que temos estes dois aspectos: o negativo e o positivo!

Não vou fazer uma lista exaustiva mas simplesmente salientar alguns dos aspectos positivos que considero mais pertinentes:
-Documento em permanente construção;
-Facilidade de acesso por parte do seu autor mas também por parte do empregador, do avaliador e da restante comunidade, quer seja um e-portfolio escolar, pessoal ou profissional, visto que se pode ter acesso em qualquer parte do mundo;
- Facilidade em inserir material áudio e vídeo;
-Documento em que o seu autor pode evidenciar mais a sua criatividade;
- Promove uma aprendizagem mais activa;
- Torna-se mais motivador para um aluno utilizar a tecnologia para elaborar um trabalho, passando a ser uma tarefa mais interessante e criativa;
- Com o feedback do e-portfolio, dado pela comunidade a que se destina, o seu autor consegue mais facilmente melhorar e/ou corrigir, levando a uma reflexão mais profunda e, consequentemente, a uma melhor aprendizagem;
-Contribui para a preservação do ambiente, visto levar a uma redução do consumo de papel e de tintas, traduzindo-se também numa poupança para o bolso do seu autor;
-Revela-se um documento para toda a vida, um registo vivo das nossas competências, das nossas histórias, das nossas pegadas que podemos deixar aos nossos descendentes.

E quanto aos aspectos negativos? Registo alguns aspectos negativos, ou seja, desvantagens na sua utilização:
-A dificuldade dos “hosts” em alojar tanta informação, dificuldade essa que penso que estará ultrapassada num futuro próximo;
-Alguma resistência por parte de alguns utilizadores numa faixa etária mais elevada;
-Algumas camadas da população mundial ainda não têm ao seu dispor os necessários recursos tecnológicos que permitem a utilização do e-portfolio;
-Devido à facilidade de guardar todos os documentos, um e-portfolio pode correr o risco de conter material não relevante e desnecessário para o fim a que se destina;
- Há ainda uma questão que é levantada em vários documentos sobre esta matéria, questão essa bastante pertinente e sobre a qual se deve reflectir antes de iniciar a construção do e-portfolio: A quem pertence o e-portfolio que fica alojado num “host”: ao seu autor ou ao “host”?

3. O uso ou não do e-portfolio?

A minha aposta é indubitavelmente na utilização do e-portfolio porque o meu fiel da balança pende claramente a favor dos aspectos positivos. É, sem dúvida, um instrumento que incentiva uma aprendizagem mais consciente do aluno, um instrumento que permite ao adulto documentar mais exaustivamente as suas competências, facilitando a percepção destas por parte do empregador.
É então, o documento de uma vida, que deixamos como legado aos nossos descendentes. Este último aspecto, na minha perspectiva, é de extrema importância. Tal como dizia Machiavelli : “Conhecer o passado para compreender o presente”, então aqui está um excelente recurso para darmos a conhecer o nosso passado…






2 comentários:

  1. Penso que o conceito de e-portfólio, que certamente irá ter alguma evolução com o desenvolvimento tecnológico constante, se irá disseminar bastante e tornar-se, a médio prazo, um elemento preponderante em todos os contextos de ensino.

    A Eugénia aponta bem, do meu ponto de vista, as vantagens e alguns aspectos negativos ou problemáticos, embora alguns destes últimos sejam facilmente ultrapassáveis. Consegue-se hoje em dia alojamento grátis ou muito barato sem grandes problemas de espaço, e existem excelentes soluções de e-portfólio, como o Mahara, que qualquer pessoa que instale e administre o Moodle (e todas as nossas escolas têm) consegue instalar no servidor da escola. Com a grande vantagem de o Mahara se integrar bastante bem com o Moodle.

    Já quanto à propriedade dos recursos que se alojam online, esse é um aspecto fundamental. É preciso ver com cuidado quais as condições, mas com excepção de algumas plataformas mais "fechadas", os "hosts" não reclamam propriedade sobre os materiais (blogs, wikis, sites como o Box.net, etc.). Convém é ir a http://creativecommons.org/choose/, escolher a licença que pretendemos e colocá-la em local bem visível do nosso espaço, para que todos saibam quais as condições em que estamos a partilhar os materiais e recursos produzidos por nós.

    ResponderEliminar
  2. Maria, estou a realizar um trabalho de mestrado sobre e-portfólios e gostaria de saber se estas vantagens e desvantagens que enumerou são apenas uma opinião pessoal ou tem por base algum autor de referência?

    ResponderEliminar